domingo, 6 de novembro de 2011

Do Espírito Santo

Veni, Creátor, Spiritus


Catecismo de São Pio X
CAPÍTULO IX
Do oitavo artigo do Credo

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como de um vento impetuoso, que encheu toda a casa em que estavam sentados. Viram aparecer, então, uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.* Ora, em Jerusalém moravam judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, acorreu muita gente e se maravilhavam de que cada um os ouvisse falar em sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam sua admiração e diziam: Estes que estão falando não são todos galileus? Como, então, todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas, os que habitam a Mesopotâmia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia, próximas de Cirene, peregrinos romanos, judeus ou convertidos ao judaísmo, cretenses e árabes todos os ouvimos falar as grandezas de Deus em nossas próprias línguas. Atônitos e fora de si, diziam uns para os outros: O que quer dizer isso? Outros, zombando, diziam: Eles estão cheios de vinho . Atos 2, 1-13

130) Que nos ensina o oitavo artigo do Credo: creio no Espírito Santo?


O oitavo artigo elo Credo ensina-nos que existe o Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, e que Ele é Deus eterno, infinito, onipotente, Criador e Senhor de todas as coisas, como o Padre e o Filho.

131) De quem procede o Espírito Santo?

O Espírito Santo procede do Padre e do Filho como de um só princípio, por via de vontade e de amor.

132) Se o Filho procede do Padre, e o Espírito Santo procede do Padre e do Filho, parece que o Padre e o Filho existem antes do Espírito Santo. Como então se diz que são eternas todas as três Pessoas divinas?


Diz-se que são eternas todas as três Pessoas divinas, porque o Padre gerou o Filho desde toda a eternidade, e do Padre e do Filho procede o Espírito Santo, também desde toda a eternidade.

133) Por que a terceira Pessoa da Santíssima Trindade se designa particularmente com o nome de Espírito Santo?


Designa-se a terceira Pessoa da Santíssima Trindade particularmente com o nome de Espírito Santo, porque procede do Padre e do Filho por meio de expiração e de amor.

134) Que obra se atribui especialmente ao Espírito Santo?


Ao Espírito Santo atribui-se especialmente a santificação das almas. Catecismo de São Pio X 24

135) O Padre e o Filho santificam-nos também, como o Espírito Santo?

Sim, todas as três Pessoas divinas nos santificam igualmente.

136) Se assim é, porque se atribui em particular ao Espírito Santo a santificação das almas?

Atribui-se em particular ao Espírito Santo a santificação das almas, porque é obra de amor, e as obras de amor atribuem-se ao Espírito Santo.

137) Quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos?


O Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, isto é, cinqüenta dias depois da Ressurreição de Jesus Cristo, e dez dias depois da sua Ascensão.

138) Onde ficaram os Apóstolos nos dez dias antes da festa de Pentecostes?


Os Apóstolos ficaram reunidos no Cenáculo em companhia da Virgem Maria e dos outros discípulos, e perseveravam na oração esperando o Espírito Santo que Jesus lhes havia prometido.

139) Quais foram os efeitos que o Espírito Santo produziu nos Apóstolos?

O Espírito Santo confirmou na fé os Apóstolos, encheu-os de luz, de forças, de caridade e da abundância de todos os seus dons.

140) Foi enviado o Espírito Santo só aos Apóstolos?


O Espírito Santo foi enviado a toda a Igreja e a todas as almas fiéis.

141) Que opera o Espírito Santo na Igreja?

O Espírito Santo, como a alma no corpo, vivifica a Igreja com a sua graça e com os seus dons; estabelece nEla o reino da verdade e do amor; e assiste-Lhe a fim de que oriente os seus filhos com firmeza no caminho do Céu.