segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Seja um cruzado!

Cruzada do Imaculado Coração de Maria


Acabamos de publicar os principais pontos da mensagem de Fátima. Mas fica ainda outro ponto importante no ar: a propagação da devoção e da consagração ao Coração de Maria. O lema das antigas cruzadas foi o de “Deus o quer”. E este mesmo é o lema lançado pela Virgem em Fátima, no dia 13 de junho,quando disse a Lúcia: “À Jacinta e ao Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração”. E no dia 13 de julho repetia: “Para salvar as almas dos pobres pecadores, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração”. Estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria significa levar as pessoas a uma plena consagração de conversão, de doação, de íntima estima, de veneração e de amor. É, pois, neste espírito de consagração e conversão como Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. E essas palavras que a Virgem dirigia à Irmã Lúcia também a nós estão dirigidas; Deus quer servir-se de nós para dar a conhecer e amar o Coração de Maria.

Portanto, é vontade de Senhor e da Virgem que todos oremos, nos sacrifiquemos e trabalhemos por todos os meios possíveis para que se difunda esta devoção pelo mundo inteiro. A Cruzada que Deus nos pede hoje não foi convocada pelos reis santos ou homens poderosos, mas pela própria Rainha do Céu e da Terra que vem nos manifestar a vontade do seu Divino Filho. Sabemos que Deus pôs esta devoção como condição para conceder-nos muitas graças e a paz no mundo. Por isso, esta Cruzada é mais urgente do que aquelas, mais necessárias, de muito maior transcendência e de uma amplitude universal. É a devoção específica para os nossos dias. Não se trata, pois, de uma nova devoção nem de acrescentar outra invocação, senão de purificar e alimentar nas nossas almas uma devoção à Santíssima Virgem mais verdadeira e profunda que nos levará, por fim, a identificar-nos em tudo com a Vontade de Deus como perfeitos cristãos, dóceis às exortações de Fátima. Este pedido da Virgem fica exposto de modo magnífico nas palavras de despedida que Jacinta, pouco antes de ser levada ao hospital, disse à sua prima como testamento espiritual: “Já me falta pouco para ir para o Céu. Tu ficas cá para dizeres que Deus quer estabelecer no Mundo a devoção do Imaculado Coração de Maria. Quer for para dizeres isso, não te escondas. Diz a toda a gente que Deus nos concede as graças por meio do Coração Imaculado de Maria; que lhas peçam a Ela; que o Coração de Jesus quer que, a Seu lado, se venere o Coração Imaculado de Maria; que peçam a paz ao Imaculado Coração de Maria, que Deus Lha entregou a Ela”.

Pelo Coração de Maria obteremos as graças, vitórias e triunfos. É nosso novo lábaro. E, assim como o imperador Constantino obteve a vitória pela Cruz de Cristo, Deus nos concederá a vitória hoje em dia através do Coração da sua Mãe: “In 38hoc signo vinces. Por este sinal vencerás”. Ele é a nossa esperança.

A Cruzada do Imaculado Coração de Maria deseja responder ao pedido da Virgem: é um chamado urgente que quer despertar-nos da letargia, da indiferença à Vontade de Deus que nos foi manifestada em Fátima. A Cruzada é essencialmente um apostolado, com o fim de difundir e estabelecer a devoção ao Coração de Maria. Todos estamos chamados a colaborar. Não há limite de idade nem de condição. Também as crianças podem e devem realizar este apostolado, posto que a mensagem é universal e engloba indistintamente a todos.

“Eu vim trazer fogo à terra; e que quero eu senão que ele se acenda?” (Luc. 12, 49). Se três crianças de pouca idade foram capazes de realizar esse apostolado, nós não seremos capazes de imitá-los? Também nós podemos estender e estabelecer a devoção ao Coração Imaculado de Maria. Assim contribuiremos para que haja muitos filhos do Coração de Maria, para que se salvem muitas almas, para que se estabeleça a paz na Igreja e no mundo e chegue o Reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Convite
Seja um Cruzado!

Pio XII dizia: “Ofereço-vos uma verdadeira bandeira do cristianismo feito carne: o Coração Imaculado de Maria”. Se o leitor quer cumprir essa vontade do Senhor colaborando para a difusão da devoção ao Coração Imaculado de Maria, então:

• Consagre-se à Virgem Maria: consagre a sua família, trabalhe para que outros se consagrem ao seu Coração, consagrem também as empresas, os colégios, as cidades e estados, os próprios países...

• Difunda esta devoção: peça-nos folhetos difusão e santinhos para dar a conhecer esta Cruzada, e levar assim mais almas ao Coração de Maria.

Inscreva-se na Cruzada do Imaculado Coração de Maria: se deseja comprometer-se com maior empenho. Envie o seu nome ao endereço da Cruzada para o email escravasdemaria@hotmail.com, pedindo a inscrição como Cruzado. Desta maneira, o leitor ficará inscrito, comprometendo-se a ser um apóstolo do Coração de Maria:

- consagrando-se ao seu Coração Imaculado;
- rezando diariamente o santo Terço;
- praticando e promovendo a devoção dos primeiros sábados;
- reparando com orações e sacrifícios;
- consolando o Coração Doloroso de Maria e
- propagando a devoção ao seu Coração Doloroso e Imaculado.

Tenha a certeza de que colaborar nesta Cruzada é a maneira mais eficaz de responder à Mensagem de Fátima, pelo bem das almas, da Igreja e do mundo.

Consagração individual
Preparação:

• Reze a novena (já postada), que terminará no mesmo dia da consagração.
• Procure confessar-se nesses dias.
• Assista à Missa e comungue no mesmo dia da consagração.

É muito importante renovar o propósito de cumprir os desejos da Virgem Maria:

• Rezar o Terço diariamente.
• Praticar os primeiros sábados.
• Reparar pelas blasfêmias contra o Coração de Maria.
• Procurar consolá-la pela nossa fidelidade a Maria.
• Entronizar a imagem do Coração de Maria na família.
• Renovar cada dia a consagração mariana com alguma fórmula breve, como por exemplo: “Ó Maria, minha Mãe! Ao vosso Imaculado Coração me consagro inteiramente, com tudo o que sou e possuo. Protegei-me agora e sempre como vosso filho. Amém”.

Ato de Consagração

Amabilíssima e admirabilíssima Virgem Maria, Mãe do meu Salvador Jesus Cristo e minha Mãe, prostrado aos vossos pés, unindo-me humildemente a todos os atos de devoção e amor de todos os corações que vos amam no Céu e na terra, Vos saúdo, Mãe queridíssima, Vos venero e Vos elejo hoje por minha Soberana e Rainha do meu coração, guia da minha vida, minha Protetora, minha Advogada e meu Refúgio em todas as minhas necessidades espirituais e corporais.

Eu Vos ofereço e consagro a minha alma, o meu coração, meu corpo e tudo o que me pertence. Desejo também que todos os meus pensamentos, palavras, ações, todos os alentos de respiração e batidas do meu coração sejam, no presente e no futuro, outros tantos atos de louvor da Santíssima Trindade por todos os privilégios e graças incomparáveis que Vos concedeu.

Ó Virgem amabilíssima! Entrego confiante em vossas mãos maternais todos os meus desejos e propósitos, e não quero nunca aspirar a algo mais além do que seja conforme com a Vontade do vosso Divino Filho e com a vossa.

Aceitai-me, Vos rogo, queridíssima Mãe, entre os vossos filhos prediletos e no número dos vossos servos escolhidos, privilegiados de poder colaborar na preparação do triunfo do vosso Coração Imaculado. Considerai-me e tratai-me inteiramente como vossa propriedade.

Disponde de mim e conduzi-me sempre e em todo lugar, não segundo as minhas próprias inclinações e desejos, mas segundo o vosso beneplácito.

Eu, por minha parte, tomo hoje o firme propósito de observar fielmente os mandamentos do vosso Divino Filho Jesus, de seguir as vossas maternais exortações, ó Rainha do Santo Rosário, de vos amar ternamente de vos consolar. Quero também, enquanto me for possível, pelas minhas orações e sacrifícios levar muitas almas a fazer o mesmo.

Sobretudo, quero venerar com especial devoção o vosso Puríssimo Coração, ardente de caridade, e com a vossa poderosa assistência, ó Mediadora de todas as graças, tratar de imitar tanto como eu puder as sublimes virtudes que vos adornaram aqui na terra.

Ó, Rainha do meu coração, que pelo misterioso obrar do Espírito Santo na vossa alma santíssima fostes transformada num verdadeiro Espelho de Justiça de Jesus, vosso Divino Filho; gravai no meu coração, vos imploro, uma imagem perfeita das virtudes do vosso, a fim de que o meu coração seja um retrato vivo do vosso Imaculado.

Ó, Virgem gloriosa, vosso Puríssimo Coração esteve durante a sua existência aqui na terra estreitamente unido ao Divino Coração do vosso Filho, compartindo plenamente os seus nobilíssimos sentimentos e o seu espírito de sacrifício; e agora, elevado à bem-aventurança do Céu, está perenemente unido a Ele de modo inigualável, na mais sublime felicidade. Por isso vos rogo, ó Mãe de Deus, uni o meu pobre coração de tal maneira ao do meu Jesus que não abrigue outros sentimentos e desejos senão os vossos, e que não faça nunca senão o que for mais agradável ao seu Sacratíssimo Coração e ao vosso Dulcíssimo Coração Imaculado, ó Mãe benigníssima. Amém. Jesus Cristo.

Consagração da família

A sociedade e a Igreja serão o que forem as famílias. Pio XII afirmava: “O nosso pensamento se dirige igualmente às famílias católicas, para exortá-las insistentemente para que se mantenham fiéis à sua insubstituível missão na sociedade. Que se consagrem ao Imaculado Coração de Maria. Este ato de piedade será para os esposos uma ajuda espiritual preciosa na prática dos deveres de castidade e de fidelidade conjugais; conservará na sua pureza a atmosfera do lar no qual crescem os filhos; e mais ainda, fará da família, vivificada pela sua devoção mariana, uma célula viva da regeneração social e da penetração apostólica”.

Preparação:

• Rezar em família a novena, que terminará no mesmo dia da consagração.
• Procurar confessar-se nesses dias.
• Assistir à Missa e comungar no mesmo dia da consagração.

Cerimônia:

• Colocada no lugar principal da casa uma imagem ou quadro do Imaculado Coração de Maria, se rezará diante dela o Santo Terço, depois do qual o pai de família pronunciará o ato de consagração em nome de todos.
• Uma vez terminado, o sacerdote dará a sua benção.

Cada mês, no dia do aniversário da consagração:


• Colocar-se-á nesse dia a imagem ou quadro da Virgem Maria num lugar privilegiado, com flores e uma vela.
• Quando for possível, toda a família reunida reze as Saudações a Nossa Senhora (cf. índice).

Cada ano, no dia do aniversário da consagração:

• Renovar-se-á o ato de consagração, depois das Saudações a Nossa Senhora.

Ato de Consagração

Ó Maria, Virgem poderosa e Mãe de misericórdia, Rainha do Céu e Refúgio dos pecadores! Esta família se põe de joelhos hoje diante de Vós para consagrar-se ao vosso Imaculado Coração. Nós Vos consagramos o nosso ser e toda a nossa vida, tudo o que temos, o que amamos, o que somos. Vossos são os nossos corpos, os nossos corações, as nossas almas; vosso seja o nosso lar, a nossa família, a nossa pátria...; escolhemos-Vos hoje por nossa Soberana e por Rainha dos nossos corações, nossa queridíssima Mãe, Guia da nossa vida, nossa Protetora e Advogada, e o Refúgio em todas as nossas necessidades, tanto espirituais como corporais. Depositamos nas vossas mãos todos os nossos desígnios, projetos e interesses, e não queremos ter outros que não sejam os do vosso Filho e os vossos. Queremos colocar o vosso Imaculado Coração no centro deste lar, de maneira que tudo o que há em nós e a nossa volta vos pertença e participe das vossas bênçãos maternais. E para que esta consagração seja verdadeiramente eficaz e duradoura, renovamos hoje aos vossos pés, ó Maria, as promessas do batismo. E, em meio desta aflição que padece a nossa Mãe a Igreja e a sacode como a barca na pior das tempestades, nos obrigamos a professar sempre com valor as verdades da fé e a viver como verdadeiros católicos, defendendo a Tradição no seu secular Magistério e trabalhando em particular pela restauração do Santo Sacrifício da Missa. Nós vos prometemos finalmente, ó gloriosa Mãe de Deus e terna Mãe dos homens, consagrar todo o nossa coração ao serviço do vosso culto bendito, para pedir e assegurar, mediante o reinado do vosso Imaculado Coração, o reinado do Coração adorável do vosso Filho nas nossas almas e na de todos os homens, na nossa querida Pátria e em todo o mundo, assim na terra como no Céu. Amém.

Consagração das instituições

Convém que a precedam algumas instruções, a fim de que os alunos, os sócios, os trabalhadores, etc., façam a consagração conscientes do seu alcance com toda a sinceridade. Pode usar-se a seguinte fórmula,mudando as palavras por outras mais apropriadas ao caráter da instituição.

Cerimônia:

• Colocada no lugar principal da instituição uma imagem ou quadro do Imaculado Coração de Maria, se rezará diante dela o Santo Terço, depois do qual, o diretor ou presidente pronunciará o ato de consagração em nome de todos.
• Uma vez terminado, o sacerdote presente dará a sua benção.

Ato de Consagração

Ó Coração Imaculado de Maria, Coração da nossa Rainha e da nossa Mãe, vede aqui reunidos aos que formamos esta [aqui se menciona: paróquia, diocese, estado, colégio, fábrica, empresa...]; desejosos de mostrar-vos o nosso amor filial e de prestar-vos o tributo da nossa servidão.

Viemos oferecer-vos todo o nosso ser, com alma e corpo, potências e sentidos, as nossas vidas com as suas alegrias e penas, tudo quanto possuímos, tudo quanto somos, tudo quanto amamos.

Ó Virgem Imaculada, Mãe de Deus e Mãe dos homens, ao vosso Coração Imaculado nos consagramos. Recebei-nos como filhos vossos.Que o vosso Coração seja o nosso refúgio na vida e o caminho que nos leve a Deus.

Fazei que reine nesta [...] o espírito da vossa casa de Nazaré: a obediência e o trabalho, a pureza e a piedade, a paz e o amor até o sacrifício.

(Aqui o diretor ou presidente coloca a imagem ou quadro do Coração de Maria no lugar que lhe está reservado).


Desde este momento haveis sido constituída Rainha e Mãe desta [...]. A vossa sagrada imagem, ó Coração Imaculado, ocupará um lugar de honra nesta [...], desde onde velareis pelo nosso bem espiritual e temporal, escutareis as nossas orações e nos consolareis nas penas e nas tribulações desta vida, e particularmente na hora da morte.

Nós, por nossa parte, procuraremos viver catolicamente, cumprindo os nossos deveres religiosos de respeito a Deus e os deveres de caridade de respeito ao próximo. Fazei, Senhora e Mãe nossa, que junto com o vosso reinado, entre nesta [...] o reinado do Sagrado Coração de Jesus, a fim de que, vivendo sinceramente consagrados ao vosso amor e serviço, mereçamos um dia a glória eterna. Amém.