terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Visita do Maestro!

 Visita do Maestro João Carlos Rosolini
do Coral Mater Ecclesiae
O maestro lecionou aulas de canto gregoriano, flauta, orgão e violino. 
Agradecemos a sua presença em nosso convento.
Estamos lisonjeadas por ter compartilhado seu grande talento musical.
 
 
Coral Mater Ecclesiae
Meninos Cantores de Santa Luzia



Em 15 de agosto de 1995, por iniciativa do Pe. José Januário Moreira, nascia em Santa Luzia, o Coral Mater Ecclesiæ. Em menos de dois anos o Coral já fazia parte da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil e da Federação Internacional ?Pueri Cantores? com sede em Roma.

Conhecido como Meninos Cantores de Santa Luzia, o coral tem em sua formação 45 titulares, com idades entre 8 e 20 anos. Os coralistas, em sua maioria, são oriundos de famílias pobres residentes em bairros diversos da cidade.

Do canto gregoriano, passando pela música sacra e profana renascentista, peças contemporâneas de caráter folclórico e popular, o Mater Ecclesiæ teve uma ascensão extraordinária, devido ao brilhante material humano encontrado em Santa Luzia. Trabalhando com quatro naipes principais executa peças de até oito vozes. Desde a sua fundação, tem como regente o maestro Cleber Geraldo Vieira de Castro e o professor e maestro auxiliar João Carlos Rosolini.

Em 1999, numa produção independente, lança o seu 1º CD, ?Laudate Pueri Dominum?. Com repertório sacro e natalino, o CD composto de 18 faixas gravadas ao vivo, na capela do Colégio Santa Marcelina, em Belo Horizonte, teve a participação do organista Lucas Raposo. Em outubro de 2000 participa do CD Meu Dia em Oração, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Coral Mater Ecclesiæ e os Canarinhos de Itabirito acolheram em julho de 2001, em Belo Horizonte, Santa Luzia e Itabirito, 17 corais de vários estados brasileiros e o coral austríaco Sängerknaben Vom Wienerwald, num total aproximado de 800 crianças e adolescentes para o XI Congresso Nacional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil. Desse encontro, resultou o CD ?Missa Solene?, que teve a participação de 50 músicos de orquestra sinfônica e solistas convidados, sob a regência do maestro Benito Juarez e encerrado com Missa Solene, presidida por Dom Serafim.

Desde a sua fundação o Coral tem participado de todos os Congressos Nacionais e Regionais da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil realizados em Santa Luzia (MG), Sete Lagoas (MG), Itajaí (SC), Campo Largo (PR), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Novo Hamburgo (RS) e Petrópolis (RJ).

Em 2002 o Coral Mater Ecclesiæ participou da faixa ?A Bailarina e o Último Samurai? do CD ?Simbora, João de Ladston do Nascimento.

No mês de agosto de 2005, para comemorar os 10 anos de sua fundação, foram realizadas Missas Solenes e Concertos de Gala tanto em Santa Luzia como em Belo Horizonte. No repertório uma especial retrospectiva dos grandes sucessos cantados durante a sua existência. Nesse ano o coral foi patrocinado pela FASAL, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Em 2006 o Coral Mater Ecclesiæ - Meninos Cantores de Santa Luzia participou do VI Congresso Regional Centro da Federação dos Meninos Cantores do Brasil, realizado em Campinas (SP), com a participação da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro regida pelo maestro Benito Juarez e mais 6 corais da Federação de Meninos Cantores. Uma das peças do repertório do grande coro, a Sinfonia dos Salmos de Stravinsky.

Em 2007 o Coral Mater Ecclesiæ participou do XIII Congresso Nacional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil realizado em Petrópolis (RJ). No encerramento do Congresso, foi celebrada Missa Solene com a participação de 450 jovens cantores brasileiros e um coral de Seatle (EUA) acompanhados pela Orquestra Filarmônica de Petrópolis sob a regência do maestro Marco Aurélio Lischt. Como peça escolhida para o encerramento do congresso, a Missa em Si bemol de Franz Schubert.

Em 11 de novembro os Meninos Cantores de Santa Luzia foram convidados a participar da gravação do CD Belas Imagens do cantor e compositor Edelson Pantera, produzido por Toninho Horta.

Em 25 de novembro de 2007 o Coral Mater Ecclesiæ teve a honrosa participação como convidado especial no evento ?Museu Vivo do Clube da Esquina? ao lado de Tavinho Moura, Fernando Brant e Beto Lopes. A apresentação foi no interior da Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Santa Luzia e foi aplaudida calorosamente por uma grande platéia da comunidade luziense e belorizontina.

Nas comemorações do fim de ano de 2007, o coral participou de gravações na TV Alterosa e TV Horizonte, e de concertos natalinos na Praça do Papa, Praça da Liberdade ? ao lado de Túlio Mourão, Titane e Ladston do Nascimento, além da inauguração da iluminação da Praça da Rodoviária em Belo Horizonte e do Natal de Luz realizado em Santa Luzia.

O ano de 2008 foi marcado por projetos especiais como a participação em Belo Horizonte e Santa Luzia nos concertos do coral Les Petits Chanteurs de Lyon em tournée pelo Brasil, a participação no Quatro Cantos do BDMG e no Festival Internacional de Corais realizados em Belo Horizonte.

Para 2009 o Coral Mater Ecclesiæ prepara repertório de música popular brasileira para futura gravação de CD. Em agosto deste ano os Meninos Cantores de Santa Luzia participam como convidado do grande coro da música ?Canção da Juventude? (Toninho Horta e Márcio Borges), faixa que compõe o novo CD do Toninho Horta. No segundo semestre deste ano os Meninos Cantores de Sanata Luzia farão uma pequena turnê pelas cidades do interior de Minas Gerais.

Os Meninos Cantores de Santa Luzia tocam com suas vozes serenas os corações dos homens.

E já não se sabe onde termina o canto humano, onde começa a música divina. (Fernando Brant - compositor e escritor)