sábado, 2 de junho de 2012

O Segredo por revelar

101 motivos para duvidar da 
versão do Cardeal Bertone

Entre outras coisas, este livro examinou em pormenor a evidência que convenceu Antonio Socci de que "é uma certeza" o Cardeal Bertone e os seus colaboradores estarem a esconder um texto do Terceiro Segredo de Fátima contendo "as palavras da Madonna [que] prenunciam uma crise apocalíptica da fé na Igreja, a começar pelo cimo" e provavelmente " também uma explicação da visão (revelada em 26 de Junho de 2000) em que aparecem o Papa, os bispos e os fiéis martirizados, depois de atravessarem uma cidade em ruínas."
Este apêndice, em vez de rever a evidência em bloco, debruça-se sobre os motivos específicos para duvidar da veracidade da versão do Cardeal Bertone, segundo a qual: (a) a visão publicada em 2000 é a totalidade do Terceiro Segredo; (b) a Santíssima Virgem não teve nada a dizer sobre o significado da visão; e (c) o Céu deixou a "interpretação" da visão a Bertone e ao seu antecessor, o Cardeal Sodano. Como o leitor verificará, muitos dos motivos para duvidar derivam das próprias declarações e omissões de Bertone nos últimos sete anos.

Bertone evita o depoimento do Arcebispo Capovillae as provas apresentadas por Antonio Socci.

1. Em Julho de 2006, o Arcebispo Loris Capovilla, que fora secretário pessoal do Papa João XXIII, revelou a Solideo Paolini:· que há dois envelopes diferentes e dois textos diferentes relativos ao Terceiro Segredo: o"envelope Capovilla" e o "envelope Bertone";

· que o "envelope Capovilla" estava guardado nos aposentos papais de João XXIII, numa escrivaninha chamada "Barbarigo", situada no quarto de dormir do Papa;

· que, depois de o Papa João ter lido o texto do Segredo contido naquele envelope em Agosto de 1959, colocou-o de novo no envelope, tornou a fechá-lo, e disse a Capovilla para escrever no lado de fora: "Não me pronuncio", além dos nomes de todos a quem o Papa tinha pedido para ler o Segredo; 
· que Paulo VI foi buscar o "envelope Capovilla" à mesma escrivaninha ("Barbarigo") em que o Papa João XXIII o tinha deixado e leu o seu conteúdo em 1963 ­ dois anos antes da data em que Bertone disse que o Papa Paulo lera o Terceiro Segredo pela primeira vez ­ e depois tornou a fechar o envelope, tal como João XXIII fizera.

2. O "envelope Bertone", por outro lado, foi sempre conservado no arquivo do Santo Ofício, e o Papa Paulo VI, segundo disse Bertone, leu o seu conteúdo em 1965 ­ dois anos depois de ter lido o conteúdo do "envelope Capovilla".

3. Confrontado com o depoimento explosivo de Capovilla, que prova a existência doutro envelope e texto do Segredo, o Cardeal Bertone manteve o silêncio, até mesmo depois de Antonio Socci ter divulgado ao mundo esse depoimento em Novembro de 2006, incluindo-o no seu livro O Quarto Segredo de Fátima.

4. Bertone não desmentiu, nem sequer mencionou, o depoimento de Capovilla, nem mesmo quando Giuseppe De Carli lhe chamou a atenção para ele, ao entrevistar Bertone para A Última Vidente de Fátima.

5. A Última Vidente não respondeu a um único argumento levantado por Socci n'O Quarto Segredo, 321 Socci, Il Quarto Segreto, p. 82.
+ + +

O Segredo por revelar incluindo o depoimento de Capovilla, e isto apesar d'A Última Vidente ser supostamente uma refutação d'O Quarto Segredo, livro em que Socci apresentou provas abundantes de um encobrimento de um texto do Segredo. 
6. Durante o seu aparecimento na televisão italiana em 31 de Maio de 2007, no programa Porta a Porta, semanas depois da publicação d'A Última Vidente, Bertone continuou a evitar qualquer discussão dos argumentos de Socci, incluindo o depoimento de Capovilla, apesar de o próprio nome do programa ("O Quarto Segredo de Fátima não existe") ser um ataque direto ao título do livro de Socci.

7. Embora esta edição do Porta a Porta fosse um ataque ao livro de Socci, este não foi convidado a participar no programa, nem sequer a fazer perguntas a Bertone.
Bertone evitou, e depois distorceu conscientemente, o "etc." revelador de Lúcia ­ a porta de entrada para o Terceiro Segredo.

8. Nos últimos sete anos de uma controvérsia ainda em curso, Bertone recusou-se a responder a perguntas sobre as palavras que se seguiam ao "etc." de Lúcia, na importante declaração da Santíssima Virgem: "Em Portugal se conservará sempre o dogma da Fé etc.", que Lúcia registou na sua Quarta Memória como parte do texto integral do Grande Segredo revelado pela Santíssima Virgem em 13 de Julho de 1917, e que os estudiosos de Fátima consideraram unanimemente como sendo as palavras iniciais do Terceiro Segredo.

9. Bertone, colaborando em A Mensagem de Fátima (2000), o comentário do Vaticano à visão do "Bispo vestido de branco", descreveu falsamente as palavras da Santíssima Virgem que terminam no "etc." de Lúcia como apenas "qualquer observação" de Lúcia, quando ele sabia que a frase é parte do texto integral do Grande Segredo, revelado pela Santíssima Virgem em pessoa e registado na Quarta Memória.

10. Para evitar as importantes palavras da Santíssima Virgem incluídas na Quarta Memória, que teriam de explicar aos fiéis, Bertone e os seus colaboradores usaram a Terceira Memória, que é menos completa, e não deram nenhuma explicação para esta estranha decisão, a não ser que as palavras da Santíssima Virgem na Quarta Memória não passam de "qualquer observação" de Lúcia.

11. Porém, noutro contexto, o próprio Bertone citou a Quarta Memória, precisamente porque é mais completa do que a Terceira.

12. Durante a conferência de imprensa de 26 de Junho de 2000, altura da publicação da Mensagem, Bertone declarou à imprensa: "É difícil dizer se ele [o "etc."] se refere à segunda ou à terceira parte do segredo [isto é, o Grande Segredo de 13 de Julho de 1917]... parece-me que diz respeito à segunda." Portanto, Bertone não negou que o "etc." podia ser, de facto, parte do Terceiro Segredo, o que quereria dizer que o Terceiro Segredo inclui as palavras ditas pela Santíssima Virgem.

13. Bertone recusou-se a tratar da questão do "etc.", embora lhe tivesse feito uma referência trocista n'A Última Vidente, apenas para evitar responder a perguntas sobre ela.

14. Apesar do que disse serem dez horas de entrevistas não gravadas com Lúcia sobre o Terceiro Segredo e a Mensagem de Fátima em geral, Bertone esqueceu-se misteriosamente de lhe perguntar se há algumas palavras da Santíssima Virgem a seguir ao famoso "etc.", apesar de saber que este assunto está no centro da controvérsia sobre o Terceiro Segredo. Ou, alternativamente, Bertone perguntou a Lúcia o que estava contido no "etc.", mas escondeu-nos a resposta.

15. Durante as mesmas dez horas de entrevistas, Bertone esqueceu--se misteriosamente de perguntar à Irmã Lúcia se a Santíssima Virgem explicou a visão do "Bispo vestido de branco", que a Mensagem diz ser "de difícil decifração" e, no caso afirmativo, se há um texto da explicação da Santíssima Virgem. Ou, alternativamente, Bertone perguntou a Lúcia se a Santíssima Virgem tinha explicado a visão, mas escondeu-nos a resposta.


A ocultação do Terceiro Segredo de Fátima - Parte 02 de 6