sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Missal Romano dos fiéis (1964)Festa de Todos os Santos

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida"
(Nosso Senhor Jesus Cristo)

Festa de primeira classe

A Igreja, que no decorrer do ano vem celebrando uma a uma as festas de seus santos, reúne-os hoje todos numa festa comum. Além daqueles que Ela nomeia habitualemte, é a multidão inumeravél de todos os outros que Ela evoca numa visão grandiosa: < De todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de túnicas brancas, com palmas nas mãos>, aclamando Aquele que os resgatou com o Seu sangue.

A festa de todos os santos deve penetrar-nos de uma imensa esperança. Entre os santos do céu, alguns há que conhecemos. Todos viveram na terra uma vida semelhante à nossa. Batizados, marcados com o sêlo da fé, fiéis aos ensinamentos de Cristo, eles nos precederam na pátria celeste e convidam-nos a ir juntar-nos a eles. O evangelho das bem-aventuranças proclama a felicidade deles e indica ao mesmo tempo o caminho que seguiram; não há outro que nos conduza aonde eles estão.

Fonte: Missal Romano dos fiéis (1964)

 A festa do dia de Todos os Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Santa Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro.