quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

18 de dezembro dia de Santo Rufo e Zósimo, Mártires

18/12 Quinta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Roxos
Quando Santo Inácio de Antioquia foi em Filipos da Macedônia para a etapa em Roma, onde era para ser martirizado com ele santos Rufus e Zózimo originário de  Antioquia ou de Filipe, fundaram a primeira Igreja entre Judeus e Gregos. Seguindo as instruções de Santo Ignacio, os cristãos de Filipos fraterna escreveu uma carta a Antioquia. São Policarpo de Esmirna, Santo Inácio, que tinha confiou o cuidado de sua igreja, teve o cuidado de responder a elas. Em sua carta, que costumava ser lido publicamente nas igrejas da Ásia  no século IV, São Policarpo fala de Rufus e Zózimo, que teve de compartilhar a felicidade e sofrimento de cadeias Ignacio de Cristo e tinha sido glorificado por Deus a coroa do martírio por volta do ano 107, durante o reinado de Trajano. São Policarpo diz deles: "Eles não correu em vão, mas estavam armados com fé e retidão viajou para o local que havia preparado para que sofreria não amar este mundo, mas Jesus, que morreu. e foi criado por Deus para a nossa salvação ... Por isso, exorto-vos todos a viver paciência direito e exercício, de que eu vos dei o exemplo não só Inácio, Zózimo e Rufo, mas também outras pessoas que conviveram com você e como o próprio Paulo e os outros apóstolos. "

 Título encontrados no túmulo de São Rufus em "Coemieterius Maius" (ao lado de Santa Inês), em Roma. Ele foi encontrado no século XVIII, e cada vez mais apreciado como um testemunho de cristão paleohistoria. O texto diz que "Rufus o mensageiro, enterrado em 10 de dezembro" ea imagem que segue o texto é identificado com uma palma do martírio, um símbolo inconfundível para os cristãos primitivos. Hoje é no Museu do Vaticano.


Leitura da Epístola

Filipenses 4,4-7
4 Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! 5 Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. 6 Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.


Sequência do Santo Evangelho

São João 1,19-28
19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: Quem és tu? 20 Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: Eu não sou o Cristo. 21 Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não. 22 Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo? 23 Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3). 24 Alguns dos emissários eram fariseus. 25 Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? 26 João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27 Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado. 28 Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.