sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FUNDAMENTOS DO CELIBATO SACERDOTAL

 https://crismabeloramo.files.wordpress.com/2012/09/ordem.jpg
Combater os teólogos liberais que trabalham para dissociar o sacerdócio católico do celibato dizendo que o sacerdócio católico é diferente no Novo Testamento e que ele nada tem a ver com o do Antigo Testamento, pois agora o padre é apenas um ministro da palavra como afirma o Concilio Vaticano II. Essa é uma visão protestante e herética
  Quando Nosso Senhor Jesus Cristo escolhe os seus apóstolos da a ordem que deixem casa, campo, pai, mãe, mulher e filhos por amor ao Reino dos Céus. Ele está imprimindo no coração sacerdotal o serviço do sacrifício do altar e que observem uma castidade perfeita’.” 
A Santa Igreja confirma e segue o que Nosso Senhor ensinou:
 
O Primeiro Concílio de Latrão (1123) e o Segundo Concílio de Latrão (1139) condenaram e invalidaram o concubinato e os casamentos de clérigos, impondo assim o celibato clerical Mas, é preciso salientar que o celibato obrigatório já foi decretado pelo Concílio de Elvira (295-302). Porém, como era apenas um concílio regional espanhol, as suas decisões não foram cumpridas por toda a Igreja . Outro passo importante na implementação do celibato foi dado no Primeiro Concílio de Niceia (323), que decretou que "todos os membros do clero estavam proibidos de morar com qualquer mulher, com exceção da mãe, irmã ou tia" (III cânon) . No final do século IV, a Igreja Latina promulgou várias leis a favor do celibato, que foram geralmente bem aceites no Ocidente, no pontificado de São Leão Magno (440-461). O Concílio de Calcedónia (451) proibiu o casamento de monges e virgens consagradas (XVI cânon).

Encíclica
AD Catholici Sacerdotii
O PAPA
Pio XI
ON do sacerdócio católico
 http://w2.vatican.va/content/pius-xi/it/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_19351220_ad-catholici-sacerdotii.html
 
Celibato
32. intimamente ligada com a piedade, que virá sobre ele e sua beleza mesmo tão firmemente, que é outra pérola preciosa do sacerdote católico, a castidade, cujo perfeito guarda em sua totalidade são clérigos da Igreja latina , constituída grandes ordens como grave obrigação cuja violação também seria sacrilégio (72). E se as Igrejas Orientais não estão sujeitas a esta lei em todo o seu rigor, no entanto, mesmo entre eles é considerado celibato clerical; e, em alguns casos, especialmente nos graus mais elevados da hierarquia, que é um requisito necessário.
33. Mesmo com a simples luz da razão certa conexão entre essa virtude e do ministério sacerdotal pode ser vislumbrada. Sendo verdade que Deus é espírito (73), é o quão bem a pessoa deve ser dedicado e devotado a seu serviço, de alguma forma ser destituído de seu corpo. Os antigos romanos tinham vislumbrado esta conveniência. O orador mais famoso que tinha citado uma das suas leis, cuja expressão foi: "Os deuses, por favor, entre em contato com a castidade"; e faz com que este comentário sobre ele, "Manda a lei que vá aos seus deuses no castidade, entende-se a alma, onde tudo é, mas não exclui a castidade do corpo; o que isso significa é que aventajándose tanto a alma ao corpo, e observou o corpo ir com a castidade, muito mais tem que observar trazer a alma "(74). No Antigo Testamento, Moisés Old ordenou Arão e seus filhos, em nome de Deus, para não deixar a tenda e, portanto, para proteger a continência durante os sete dias que durou sua consagração (75).
34. Mas o sacerdócio cristão, como superior à antiga, pureza muito mais adequado. A lei do celibato eclesiástico, cuja primeira faixa gravada por escrito, que, obviamente, significa que a sua prática e mais antigo, está em um cânone do Concílio de Elvira (76) no início do século IV, a perseguição ainda está vivo, realmente faz mas dar força a uma certa obrigação e quase dizer exigência moral, que flui a partir das fontes do Evangelho e da pregação apostólica. A alta estima que o Divino Mestre mostrou ter castidade, exaltando como superior às forças regulares (77); Ela o reconhece como a flor da Virgem Mãe (78) e foi criado desde a infância na família virgem de José e Maria; vendo sua preferência por almas puras, como os dois Johns, Batista e Evangelista; audição, finalmente, como o grande Apóstolo dos Gentios, tão fiel intérprete da lei evangélica e a mente de Cristo, exalta na sua pregação o inestimável valor da virgindade, especialmente para a entrega contínua para o serviço de Deus: "O Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar a Deus "(79); este foi quase impossível não fazer sentir os sacerdotes da Nova Aliança o charme paradisíaco dessa virtude nobre, que aspira a ser o número daqueles que são capazes de entender esta palavra (80), e deixe a sua guarda voluntariamente obrigatório que logo foi, lei eclesiástica mais grave obrigatória, em toda a Igreja Latina. Bem, no final do século IV, o segundo Concílio de Cartago exorta-nos a manter-nos também que os apóstolos ensinaram, e que manteve os nossos antepassados ​​e (81).
35. E há textos, mesmo Padres Orientais ilustres, exaltando a excelência do celibato sacerdotal também afirmando que, nesse ponto, onde a disciplina era grave, foi um e como a sensação de ambas as Igrejas, latinos e orientais. San Epifanio atesta o final desse século IV que o celibato já é esticado para os sub-diáconos ", que ainda vive em casamento, ainda que em primeiro casamento e em ter filhos, a Igreja não permite-lhe para as ordens de diácono, padre , bispo ou subdiácono; suporta apenas a quem, ou deu-se a vida de casado com sua única esposa, ou já -viudo- você perdeu; que é praticado principalmente onde os sagrados cânones fielmente mantê-lo "(82). Mas quem é eloquente a este respeito é o diácono de Edessa e Doutor da Igreja universal, Santo Efrém, o Sírio justamente chamado, harpa do Espírito Santo (83). Dirigindo-se um de seus poemas para Bishop Abraão, seu amigo, ele diz: "Bem, você bloquear o nome, Abraão, porque foste feito o pai de muitos; mas não tendo nenhuma mulher como Abraão teve Sara, seu rebanho toma o lugar da mulher. Criar seus filhos em sua própria fé; ser o seu próprio filho no espírito, a semente prometida para alcançar a herança do paraíso. Oh belo fruto da castidade em que o sacerdócio é bem satisfeito ...!; Ele transbordou o copo, você foi ungido; a imposição das mãos fez o escolhido; a Igreja vos escolheu para si mesmo, e te ama "(84). E em outro lugar: "Não apenas o sacerdote e pergunta o seu nome, oferecendo o corpo vivo (de Cristo) tem alma pura, língua limpa, mãos lavadas e decorado todo o corpo, mas deve ser em todos os momentos completamente pura, porque ela é feita mediador entre Deus ea raça humana. Praise desejou que tal pureza de seus ministros "(85). E São João Crisóstomo diz que exercem o ministério sacerdotal deve ser tão pura como se estivesse no céu entre os poderes angélicos (86).
36. Bem, isso e ao mesmo alteza, ou usando a expressão de San Epifanio, honra e dignidade incrível (87), o sacerdócio cristão, sumariamente aqui para nós, experimentar a conveniência do celibato e da lei acrescenta que requer ministros do altar. Quem joga um verdadeiro ministério do que os mais puros espíritos dos presentes diante do Senhor (88) forma, não deve ser forçado a viver com muita razão quanto possível, como um espírito puro? Quem deve ser usados ​​nas coisas referentes a Deus (89), não é justo que é completamente independente das coisas terrenas e tem toda a sua conversa no céu? (90). Quem tem continuamente solicitado a participar da salvação eterna das almas, incluindo a continuidade do trabalho do Redentor, não é apenas que ele é livrar o cuidado da família, que absorvem grande parte da sua atividade?
3?. Show é certamente para mover e provocar admiração, mesmo repetida tantas vezes na Igreja Católica, os jovens levitas antes de receber ordens sacras de subdiaconate, ou seja, antes de se dedicar ao serviço e adoração Deus, o livre arbítrio, desistir das alegrias e satisfações que poderia honestamente ser prestados noutro tipo de vida. Por livre vontade é que temos tudo o que disse que, se depois da ordenação não precisa mais contrair matrimônio terreno, mas estas ordens não foram dado forçado nem por qualquer lei ou por qualquer pessoa, mas por sua própria resolução espontânea pessoais (91).
38. Não é nossa intenção que como já dissemos em louvor do celibato eclesiástico é entendida como se alguma condenam modo pretendiésemos, e nada menos do que condenar, uma disciplina diferente legitimamente aceite na Igreja Oriental; dizemos apenas louvar ao Senhor por esta virtude, temos uma das mais altas pura glória do sacerdócio católico e que parece responder melhor aos desejos do Sagrado Coração de Jesus e de seus modelos na alma sacerdotal.

Rezem todos os dias o Santo Rosário.