domingo, 10 de janeiro de 2016

COMENTARIO ELEISON Número CDXLIII (443) -09 de janeiro de 2016



 FÁBRICA DE VIDA

09 de janeiro de 2016

Os locais de trabalho de hoje crucificam um homem? 
Com um dedo no rosário reze sempre que puder.
Aqui está outra boa carta de um leitor destes "Comentários". Ele tem uma visão sã de uma cena louca. Os leitores podem ser desencorajados por aquilo que ele descreve, ou eles podem ser encorajados pela forma como ele descreve. Um número de leitores deve reconhecer contra o que eles são todos os dias quando vão para o trabalho, e esta carta pode ajudá-los a ver por que e como o seu local de trabalho está minando a sua fé católica. Ele escreve: -

Eu tenho trabalhado em uma fábrica de carros por mais de dois anos e enquanto ela paga bem o meio ambiente é uma espécie de microcosmo do mundo em geral. Deixa eu explicar...

1) Mistura dos sexos - homens e mulheres trabalham juntos em estreita proximidade. Esse trabalho destrói completamente a feminilidade de uma mulher. Claro, existem algumas profissões que as mulheres não podem fazer, mas por causa dessa falsa sensação de igualdade, a empresa precisa permitir que as mulheres trabalhem lá. As histórias que ouvi sobre as transgressões contra os mandamentos 6 e 9 são verdadeiramente perturbadoras. Eu não preciso nem enumerar. Mas o que mais alguém podia esperar? Por que uma mulher ainda quer trabalhar em tal lugar?



2) A mente dos homens é incapaz de fazer julgamentos morais - Eu consigo é claro, mas a maioria dos homens que eu tenho conversado não pensa em termos de moralidade (ou seja, o bem e o mal), mas em termos de quais prazeres podem entretê-los. Eu tenho conversado com vários colegas de trabalho e tentei levantar questões de moralidade de uma forma que eles pudessem compreender, mas parece que passam longe de suas cabeças. Quando um homem está profundamente mergulhado em si mesmo com as coisas da carne, ele é incapaz de pensar com a alma. Pior, alguns destes colegas de trabalho não têm absolutamente nenhuma vergonha em vangloriar-se de seus pecados. Já foi-se o tempo em que os homens tinham vergonha. Não mais, ao que parece.



3) Eu sou o meu próprio deus – A falsa liberdade é exaltada como o princípio orientador na vida dos homens. Eu tive algumas discussões com alguns dos meus colegas de trabalho e o que eu recebo toda vez é que a verdade e a moralidade são puramente uma questão subjetiva. O que você acredita ser verdade é bom para você, mas você não pode impor sua maneira de pensar sobre qualquer outra pessoa. Eu disse a um supervisor meu que tal pensamento é um disparate. Eu disse, e se alguém acha que ter mais de uma esposa é bom? Ele disse, a crença é individual. Se um homem nega um princípio tão básico de que a verdade não é subjetiva, então não há nenhuma razão em falar com ele. Em essência, cada indivíduo torna-se seu próprio deus, porque ele tem construído a sua própria realidade, em vez de submeter-se a algo fora dele.



O ambiente de uma fábrica moderna produz uma espécie de impiedade. Eu não espero que os trabalhadores da fábrica sejam exemplos de virtude estelar, mas eu diria que as fábricas modernas são exponencialmente piores do que as que Charles Dickens escreveu em sua época. Eu posso continuar e continuar, mas o que eu estou tentando dizer é isso: como pode a graça operar nas vidas que estão destruídas pelo pecado e uma vida em busca do prazer? Como é que alguém pode tocar homens que não podem sequer compreender as normas mais elementares da moralidade? É frustrante para dizer o mínimo. Por favor, orem por nós nas trincheiras.



Mulheres libertando-se da feminilidade e da família, homens libertando-se da moralidade objetiva e verdade objetiva - como de fato se pode alcançar, ou até mesmo falar com uma "geração incrédula e perversa" (Lc IX, 41)? Por exemplo, a caridade e a oração. Aconselhei o escritor a levar um rosário entre os dedos para o trabalho e ser capaz de rezar discretamente dezena após dezena por seus companheiros de trabalho e se proteger espiritualmente em seu ambiente de trabalho. Mas ele terá de ser discreto.

Kyrie eleison

 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.


Rezem todos os dia Santo Rosário.