quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DXLVI (546) (30 de dezembro de 2017)

 


A cultura superior pode vir de Deus somente.
Por ter a Ele renunciado, no lixo deve chafurdar o Ocidente.

Voltemos ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao senso comum politicamente incorreto sobre a noção de "cultura", que ele está tomando em seu sentido mais amplo, mas real, como os valores, as normas e o modo de vida dos diferentes povos em nível nacional e internacional. Os inimigos do homem e de Deus desejam homogeneizar todas as nações em um mundo global com o qual será muito mais fácil para o Anticristo dominar na tirania mundial com a qual sonham. O Deus Todo-Poderoso, pelo contrário, estabelece uma variedade surpreendente ao longo de Sua Criação, porque a variedade ordenada de criaturas reflete melhor a Sua própria plenitude de ser. Mas qualquer variedade ordenada significa um alto e um baixo, ou seja, desigualdade. É por isso que seus inimigos desejam nivelar tudo em nome da igualdade – "Liberdade, Igualdade, Fraternidade", por exemplo. Os católicos, pelo contrário, devem desejar que todas as criaturas sejam tão variadas e tão desiguais quanto o Criador quis que elas fossem. Putin está neste sentido do lado do Deus Todo-Poderoso.

Veja aqui a conversa que ele teve com um grupo internacional de jovens que participaram do 19º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, realizado em Sochi, na Rússia, em outubro passado: http://​en.​kremlin.​ru/​events/​president/​news/​55842.

A Índia, nossa vizinha à esquerda, tem uma população de 1,2 bilhão, e a China tem uma população de 1,5 bilhão. Quanto aos Estados Unidos, continua recebendo cada vez mais imigrantes; e, em minha opinião, a população de cristãos brancos lá tornou-se recentemente uma minoria: menos de 50% da população total. O que quero dizer é que o mundo atravessa mudanças dramáticas e globais. Não estou dizendo que isso é bom ou ruim, apenas que as mudanças globais estão ocorrendo.

Vocês disseram que a Rússia é um vasto território – de fato. Mas da sua fronteira ocidental à sua fronteira oriental, é um espaço eurasiano. No que diz respeito à cultura, mesmo a linguagem, o grupo linguístico e a história, é, sem dúvida, um espaço europeu na medida em que é habitado por pessoas da cultura europeia. Digo isto porque é o que temos para preservar se quisermos continuar a ser um centro significativo no mundo – e não quero dizer isso no sentido militar ou em qualquer outro sentido similar. Não devemos dividir os povos de acordo com a sua etnia, e não devemos olhar para trás na história, pensando, por exemplo, na guerra entre a França e a Rússia de 1812 a 1814; em vez disso, devemos olhar para o futuro para encontrarmos formas de construir um futuro comum e seguir um caminho comum.

É assim que podemos preservar a Rússia e sua gente como um centro global significativo para as relações com os países asiáticos e com o continente americano. Se não conseguirmos preservar a Rússia, ela será dividida em associações quase nacionais de estados menores que eventualmente perderão seu significado no sentido global como centros independentes. Se preservarmos a Rússia, esta será uma grande vantagem para o desenvolvimento de toda a humanidade, porque a Rússia é uma parte importante da cultura global, e certamente tem de ser preservada.

Realmente. Uma parte importante da cultura do homem sempre foi sua literatura, suas artes visuais e sua música, porque os seres humanos de todos os tempos e em todos os lugares precisam especialmente contar histórias, exibir imagens e executar música para expressar e compartilhar o que está acontecendo dentro deles. É por isso que o teatro e o cinema, que podem combinar os três, são tão influentes, especialmente o cinema atual. Na literatura, a Rússia possui uma série de autores mundialmente famosos: Pushkin, Tolstoi, Dostoievski, Chekov, Soljenítsin, etc.; na música, Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov, etc.; No cinema, Eisenstein e Tarkovski têm reputação internacional. Putin está certo – graças aos longos invernos e aos profundos pensadores russos, seu país tem contribuído muito para a cultura mundial, a qual é muito superior ao monte de lixo democrático que atualmente expressa o que se passa dentro dos homens.

Rezem para que Putin não seja assassinado, porque os inimigos de Deus o odeiam, e não sem razão – ele está levando seu país para a sua Consagração ao Imaculado Coração de Maria, que afastará, pelo menos por um tempo, o Anticristo. Que Ela o proteja.


Kyrie eleison.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário